Tríduo de Nossa Senhora de Guadalupe

Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Guadalupe

 

Apresentação

 Segundo a tradição, a imagem da Virgem de Guadalupe apareceu impressa milagrosamente no manto do índio Juan Diego em 1531, na cidade do México. Esta imagem ficou alguns dias na capela episcopal e depois na Sé. Depois foi solenemente levada para uma ermida aos pés do cerro de Tepeyac. O culto de honra a Maria propagou-se rapidamente, contribuindo para a difusão da fé Católica entre os indígenas. Após a construção sucessiva de três templos ao pé do mesmo cerro, edificou-se o atual concluído em 1709 e elevando à categoria de Basílica pelo Papa São Pio X em 1904.  Porto Rico proclamou-a sua Padroeira em 1758. Em 1892 houve a coroação pontifícia da imagem, concedida pelo Papa Leão XIII, que no ano anterior aprovara um novo Ofício próprio. Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira das Ilhas Filipinas; em 1945 o Papa Pio XII deu-lhe o título de “Imperatriz da América”.

A veneração da Virgem de Guadalupe, solícita a prestar auxílio e proteção em todas as tribulações, desperta no povo latino uma grande confiança filial; constitui, um estímulo à prática da caridade cristã, ao demostrar a particular predileção de Maria pelos humildes e necessitados, bem como sua disposição em assisti-los.

Nosso Salvador, Jesus Cristo, sempre cultivou um amor pelos mais humildes, certamente também porque recebeu esse mesmo amor de sua mãe Maria, que como, mestra e educadora, foi uma mãe zelosa e bondosa. Na certeza desse amor materno da Virgem de Guadalupe, honremos a Mãe de Jesus nesses dias de festa. Celebre com a gente! Viva esses dias de oração e de confraternização em honra a nossa padroeira.

 

PROGRAMAÇÃO

1º dia do tríduo
Dia 09 de dezembro
19:00 – Celebração Eucarística presidida pelo nosso pároco Padre Edilson Antônio Manoel
Participação especial: Pastoral Litúrgica, Ministros da Sagrada Comunhão e da Palavra, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Acolhida e Equipe de Servas.

2º dia do tríduo
Dia 10 de dezembro
19:00 – Celebração Eucarística presidida pelo nosso pároco Padre Edilson Antônio Manoel
Participação especial: Apostolado da Oração, Pastoral do Matrimônio, Pastoral do Batismo, Terço dos Homens, Sociedade São Vicente de Paulo, Conselho Particular São Pedro e Pastoral Vocacional

3º dia do tríduo
Dia 11 de dezembro
19:30 – Celebração Eucarística presidida pelo nosso pároco Padre Edilson Antônio Manoel
Participação especial: Legião de Maria, Cursilho de Cristandade, Sagrada Face e Grupo de Oração, Pastoral Familiar, ECC, MFC, IAM (Infância, Adolescência e Juventude Missionária), Missionários da Misericórdia, Pastoral Catequética e Coroinhas.

Pastoral do Dízimo, Pastoral da Acolhida e Equipe de Servas.

Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe
Dia 12 de dezembro
19:30 – Celebração Eucarística presidida pelo nosso pároco Padre Edilson Antônio Manoel
Participação especial: Comunidade São Brás, Comunidade Nossa Senhora das Graças, Comunidade São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Comunidade São Tiago Menor, Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística e São Lucas e Comunidade São Mateus.

 

 

Conselho Pastoral

Seminarista Anderson Fonseca

Padre Edilson Antônio Manoel

Secretaria Online