História da Paróquia

Nossa paróquia, ainda não assim intitulada, começou com a catequese. Ainda sem estrutura, a primeira catequista, Dona Emília, realizada os encontros embaixo de uma árvore. A primeira missa celebrada na comunidade foi em 3 de maio de 1969, em um terreno onde era um campo de futebol!

Durante uma celebração, o Padre Ordones perguntou a assembleia que santo a comunidade queria como padroeiro. No primeiro momento, ficamos entre São Mateus, São Paulo e São Pedro. Foi então realizado uma votação e São Pedro Apóstolo foi o vencedor, se tornando padroeiro da nossa comunidade.

A comunidade foi crescendo e em 1994 então o Conselho Pastoral, juntamente com a comunidade, começou a construção do centro pastoral.

Em 1995, o Padre Ordones realizou uma reunião na Matriz de Nossa Senhora da Guia, paróquia a qual pertencíamos, nos informando que o Dom José Belvino, bispo da Diocese de Divinópolis à época, queria desmembrar Paróquia Nossa Senhora da Guia e ele gostaria que

fosse a Comunidade São Pedro Apóstolo ou a Comunidade Santa Luzia, no bairro Planalto. Nossa comunidade se reuniu e levou ao conhecimento do bispo o desejo de se tornar paróquia. O bispo acatou o desejo e nossa comunidade rapidamente iniciou a construção da casa paroquial e finalizou a construção do centro pastoral.

Em 1998, foi realizado a primeira Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, aqui na comunidade, por iniciativa de membros do Conselho Pastoral, que neste mesmo ano distribuiu entre as famílias da comunidade, 400 estampas com a imagem da Virgem de Guadalupe, e também fez a aquisição da imagem da co-padroeira, que até hoje está em nossa igreja matriz.

Então, no dia 12 de dezembro de 1998, Dom José Belvino decretou a nossa comunidade como PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO! Em 2016, Dom José Carlos decreta Nossa Senhora de Guadalupe como a co-padroeira da nossa paróquia.

Hoje nossa paróquia é composta por oito comunidades. A Comunidade Matriz São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Tietê. A Comunidade Sagrado Coração de Jesus no bairro Belo Vale. A Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística e São Lucas, no bairro Rancho Alegre. A Comunidade São Mateus, no bairro São Roque. A Comunidade São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro Campina Verde. A Comunidade São Tiago Menor, bairro Quintino. A Comunidade São Brás, no bairro Jardim Real. A Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Cacôco de Cima!

Além destas comunidades, nossa paróquia participa nas Novas Comunidades: Comunidade Sacramento de Amor, na MG-050, e Comunidade Servos da Cruz, no bairro Vivendas da Exposição.